patrocinios

Visitas e atividades

O programa do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa e Galiza tem reservado o terceiro dia para visitas e atividades em comunidades locais.

Todas as atividades têm vagas limitadas. Estas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, através do formulário correspondente. Após atingir o número limite, o formulário deixará de aceitar novas inscrições.

A inscrição nas atividades apenas será garantida a quem esteja devidamente inscrito no VII Congresso Internacional de Educação Ambiental, e com a taxa de inscrição regularizada.

Cada participante deverá escolher apenas uma (1) das visitas, através do preenchimento do formulário correspondente. No caso de se inscreverem em mais do que uma visita, a organização reserva-se no direito de colocar o(a) participante em qualquer visita, independentemente das suas escolhas, sem o(a) consultar.

Algumas atividades têm custos adicionais, pelo que recomendamos que leia com atenção a descrição das atividades.

O preço do almoço será pago localmente, no secretariado.

 

COMUNIDADE DE CHANGALANE

N.º máximo de participantes: 50
Hora de partida: 06:00
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 17:00

Changalane é uma vila tradicional moçambicana em que a maior parte da população vive de agricultura de subsistência. Teremos a oportunidade de conhecer um povo de uma das aldeias da região e cerimónia de receção pelo régulo. Aqui, iremos conhecer o modo de vida das comunidades tradicionais e também realizar algumas atividades. Teremos um momento de escalada a uma montanha (800 m).

À tarde, conheceremos os viveiros do Projeto Éden Florestation e o Instituto Superior de Educação e Tecnologia (ISET) de Changalane, que produz fogões melhorados, e o trabalho que ambos os projetos desenvolvem com as comunidades locais.

Na viagem, vamos ainda ter a oportunidade de ver a barragem que se encontra no rio Changalane e toda a paisagem cénica da região.

Link de inscrição

 

COMUNIDADE DE NAMAACHA

N.º máximo de participantes: 50
Hora de partida: 06:00
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 17:00

O distrito de Namaacha é conhecido pela sua água mineralizada que atravessa a cordilheira de Libombos.

Na visita ao distrito vai ter a oportunidade de conhecer toda esta paisagem e os seus lugares mais emblemáticos, como a cascata de Namaacha, a Gruta de Goba, ou a Gruta da Nossa Senhora de Fátima, assim como terá a oportunidade de conhecer a comunidade local, com cerimónia de receção pelo régulo, e os projetos do Centro de tratamento de uso do capim e o mercado de capim.

Atividade na Escola de Formação de Professores e atividade de plantação para construção de uma vedação na Escola de Macanda.

Link de inscrição

 

COMUNIDADE DE MARRACUENE/MACANETA

N.º máximo de participantes: 60
Hora de partida: 07:00
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 17:30

Na chegada à sede do distrito de Marracuene, vamos ser recebidos pelo Sr. Administrador do Distrito com uma breve introdução sobre este território.

Na visita, vamos conhecer algumas instituições e iniciativas de Educação Ambiental que merecem ser conhecidas, tais como o Projeto Éden Reforestation, que está a reflorestar zonas de mangal, algumas escolas do distrito, visita ao Centro de Educação Ambiental da Macaneta com apresentação dos projetos, e visita ao Ecocentro da Cooperativa Ambiental Repensar.

Aqui, também serão dinamizadas algumas oficinas relacionadas com resíduos.

Por fim, haverá um percurso e atividade na praia de Macaneta, ou um passeio de barco pelo rio Incomati até Benguelene (visita ao projeto Escola de Benguelene).

Link de inscrição

 

RESERVA MARINHA PARCIAL DA PONTA DO OURO

N.º máximo de participantes: 47
Hora de partida: 05:30
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 16:30

A Reserva Marinha parcial da Ponta do Ouro faz parque do Parque Nacional de Maputo, e constitui a primeira Área de Conservação Transfronteiriça marinha de África. Este é um lugar privilegiado para poder vivenciar as praias com leitos de ervas marinhas, estuário e florestas de mangal deslumbrantes.

Os recifes de arenito aqui presentes suportam diversas comunidades de corais e uma rica vida marinha – desde uma miríade de peixes tropicais, baleias jubarte, golfinhos, tubarões-baleia, tartarugas marinhas e dugongos, até leitos de ervas marinhas e um caleidoscópio de recifes de coral. Ao longo da costa de 80 km, encontra-se 80% de todos os locais de nidificação das tartarugas cabeçudas e tartarugas de couro em Moçambique.

São várias as formas de poder conhecer este local de excelência de conservação da natureza:

  • Mergulho em grupo / Discover Scuba com todo o material e com acompanhamento de instrutor;
  • Safari oceânico de 1 hora e meia que inclui snorkeling (para quem tem capacidade de nadar), num barco rubber-duck onde os passageiros podem observar num recife raso na baía de Malonange;
  • Tranquilo passeio de barco de 60 minutos pelo oceano índico, para explorar a beleza do oceano; ou uma experiência de nadar com golfinhos selvagens.

Vai ser ainda possível conhecer e desenvolver algumas atividades relacionadas com projetos ambientais que estão a ser desenvolvidos nas comunidades litorais, tais como o Projeto Ponta Clean, desenvolvido por um conjunto de voluntários que assegura a limpeza e recolha de resíduos nas principais ruas da vila da Ponta do Ouro, bem como da praia.

Links para conhecer mais sobre o Parque Nacional de Maputo e alguns dos projetos a visitar:
Parque Nacional de Maputo
Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro
Gozo Azul
The Dolphin Center

Preço das atividades:
- Discover Scuba / mergulho em grupo com instrutor - 5.400 MZN por pessoa (máx. 8 pessoas)
- Safari oceânico / snorkeling em recife de corais - 1.600 MZN por pessoa (máx. 13 pessoas)
- Observação e passeio de barco na costa da reserva marinha - 1.280 MZN por pessoa (máx. 13 pessoas)
- Nadar com golfinhos - preço a definir

Notas: Todas as atividades oceânicas dependem do clima e das condições do oceano e poderá haver alterações das atividades, tendo em consideração as condições climatéricas e oceânicas. Não é permitido consumo de álcool antes ou durante as atividades, na praia e nos barcos. Qualquer atividade em que os passageiros desejem nadar/mergulhar devem ser capazes de nadar.

Link de inscrição

 

PARQUE NACIONAL DE MAPUTO

N.º máximo de participantes: 40
Hora de partida: 05:30
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 16:30

No Parque Nacional de Maputo vai poder experienciar uma das áreas de biodiversidade mais marcantes de todo o mundo, uma combinação cénica de planícies, pântanos, pradarias, cadeias de montanhas e florestas de dunas costeiras ao longo de praias de areia branca e fina e um mar de azul turquesa, lar de uma vida selvagem em constante crescimento e diversificação, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Esta visita também vai incluir alguns dos projetos que o Parque desenvolve no território do distrito de Matutuine e nas suas comunidades, tais como os clubes ambientais, o clube das raparigas, iniciativas com associações locais como a Associação Natura, e os projetos de horticultura e furo de água na comunidade de Guengo.

Este programa inclui, ainda, atividades na praia da Ponta d’Ouro.

Links para conhecer mais sobre o Parque Nacional de Maputo e alguns dos projetos a visitar:
Parque Nacional de Maputo
NATURA
Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável
Reserva Especial de Maputo

Preço das atividades:
- Safari de 2 horas  - 400 MZN para nacionais | 600 MZN Angola | 900 MZN outros países

Link de inscrição

 

VISITA GUIADA AOS MUSEUS DE MAPUTO

N.º máximo de participantes: 30
Hora de partida: 08:00
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 17:30

Durante esta visita as pessoas participantes poderão envolver-se na história natural e cultural do país, através de uma experiência diversificada por vários museus na região de Maputo. Especificamente o Museu de Geologia e Minas, o Museu de História Natural, o Museu das Pescas e o Museu da Moeda. Para terminar e completar este dia ainda poderão visitar a Fortaleza de Maputo e a FEMA (feira de arte e gastronomia).

Link de inscrição

 

MATUTUINE COMUNIDADES

N.º máximo de participantes: 50
Hora de partida: 06:00
Local de partida: Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Hora de regresso: 17:30

As pessoas participantes terão a oportunidade de visitar e ficar a conhecer o percurso de vários projetos comunitários levados a cabo no distrito de Matutuine, como o Clube da Rapariga e o Clube Ambiental. Para além de poderem usufruir de uma atuação do grupo cultural e exposições dos Artesãos locais e ainda aproveitarem e contemplarem a Praia Ponta d’Ouro. Garantindo assim uma experiência diversa e enriquecedora.

Link de inscrição