terça, 11 de dezembro de 2018

Comissão de Articulação

 

A Comissão de Articulação do V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa está representada pelas seguintes pessoas representantes dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

 

jose tavares

José Tavares (Cabo Verde)

Fundador e Presidente da Fundação Abraço Verde, Mestrando em Psicologia Ambiental, vencedor do primeiro Premio nacional “Green Project Award de Cabo Verde” 2014 em Gestão de Conservação da Natureza, Diretor da Fundação Tartaruga 2012/2015, participou nos estudos de DNA das tartarugas carreta-carreta para diversos investigações sobre a população que nidifica nas praia de cabo verde, implementador do projeto de (EA) escola na natureza com as crianças e povoados da ilha de boa vista. Fundador da rede das organizações protetora da Tartarugas marinhas de Cabo Verde (TAOLA).

Anabela Carvalho 2018
Anabela Carvalho (Portugal)

PhD, University College London é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. A sua investigação centra-se nos domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento politico, com particular incidência no tema das alterações climáticas. É actualmente Directora do Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade.

 filipab 1

Filipa Bessa (Portugal)

Licenciatura em Biologia, Mestrado em Ecologia Marinha e Doutoramento  em Biociências (Ecologia Marinha), pela Universidade de Coimbra. É investigadora de Pós Doutoramento no MARE onde avalia a contaminação por microplásticos em sistemas costeiros e estuarinos. Em paralelo, organiza várias ações de sensibilização ambiental direcionadas para a temática do lixo marinho (workshops, palestras e exposições pop up) e colabora com a APLM e com a ASPEA. Possui formação em Literacia do Lixo Marinho, certificado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo CCPFC/RFO-38386/17).

 Esterline genero pequena

 

Esterline Gonçalves Género (São Tomé e Príncipe)

Nasceu a 29 de Abril de 1981. Natural de Trindade, São Tomé e Príncipe, é Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Desenvolvimento Socioeconómico. Conselheiro do quadro diplomático, é Coordenador do Gabinete da CPLP junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e ponto focal da cooperação da CPLP.

 Jacqueline Guerreiro

Jacqueline Guerreiro Aguiar (Brasil)

Bacharel em História, Especialista em Meio Ambiente, em Educação à Distância e em Educação Básica. Tutora no CEADS-UFOP. Consultora nos processos de Construção dos Programas Estadual de Educação Ambiental do RJ e Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. Conselheira dos Comitês Assessores dos Órgãos Gestores da Política Nacional de Educação Ambiental e da Política Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. Coordenadora da Câmara de Educação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Guanabara-RJ. Integrante da Coordenação do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais e da Facilitação da REBEA.

Foto Henriqueta 1

Maria Henriqueta Andrade Raymundo (Brasil)

Mestre em ciências florestais pela ESALQ/USP, graduada em ciências biológicas pela UBC/SP. É pesquisadora-colaboradora da Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental/ESALQ; integrante da secretaria executiva da ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental; presidente do FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e elo da REBEA. Atua nas áreas de educação ambiental popular, agroecologia, políticas públicas socioambientais, monitoramento e avaliação,  gestão ambiental.

 Senhorina M. Dos Santos

Senhorina M. Dos Santos (Timor-Leste)

Licenciada no Departamento Desenvolvimento Comunitário da Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL). Faz parte do grupo GHAMEL (Grupo para Expandir o Ambiente Verde e Economia Local). Assistente pesquisadora do professor Antero Benedito para pesquisar o temático sobre “ conflito e progresso da paz em Timor-Leste” com a Universidade de Coimbra.

Dinis Mandevane

Dinis Alexandre Mandevane (Moçambique)

Licenciado em ensino de Química e Biologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, trabalha na área de educação ambiental no Centro Terra Viva desde 2004. Coordenou a realizou vários cursos de curta duração para professores das escolas primárias em “metodologias” de educação ambiental. Criou e capacitou vários clubes do ambiente integradas em escolas primárias, associações  de base comunitária. Realizou levantamentos com destaque para o Estágio da Educação Ambiental em Moçambique, Nível de Aplicação dos Direitos Ambientais da Criança em Moçambique; Impacto da Mineração Artesanal na Vida das Crianças tendo culminado com uma publicação e Integração dos Aspectos Ambientais na Convenção dos Direitos da Criança e Currículo Local.

 Marcelo

Marcelo D´Almeida (Guiné)

Licenciado em Economia e Especializado em Comércio Externo Pela Universidade de Havana, Cuba, desde 1983. Exercendo desde 2014 até a data presente a função do Director Geral da Cooperação Internacional no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades.

Peter Paiva Pitrez

Peter Paiva Pitrez (Portugal)

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, Pós–Graduado em Estratégias e Negociações Internacionais pela Universidade de Brasília, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais e Doutor em Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa. No Brasil trabalhou na ONG United Nations Trade Point de Brasília, prestou assessoria internacional na Câmara de Comércio Exterior do MDIC e foi Consultor internacional da Agência Nacional de Transporte Aquaviário. Em Portugal prestou consultadoria para o então Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território, na área da cooperação internacional, com especial destaque nos domínios da biodiversidade e conservação da natureza, biossegurança e desertificação. Atualmente é técnico superior da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente.

 2aline castro

Aline Capela Fernandes de Castro (São Tomé e Príncipe)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará-Brasil (2001-2006), Pós graduada em Química Ambiental pela mesma Universidade (2004-2006).  Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal de Ceára-Fortaleza-Brasil (2008-2010). Autora de algumas publicações de artigos internacionais. Atualmente técnica superior da Direção Geral do Ambiente e chefe do departamento da Direção de Estatística, Informação e Comunicação Ambiental (DIEC). Participação em diversas consultorias de projetos a nível ambiental. Ponto Focal do Protocolo Nagoia-Convenção da Biodiversidade. Exerceu funções de professora de Educação ambiental, Química no Ensino Secundário (2007-2016) e Professora de Microbiologia na Universidade de São Tomé e Príncipe do Instituto Sá Machado (2006-2008). Participa em diversos encontros nacionais e internacionais, sobre o ambiente.

 Foto passe Plácida

Plácida Lopes (São Tomé e Príncipe)

Plácida Lopes da Silva Lima, natural de Conceição Príncipe. Licenciada em Comunicação Social com especialidade em Jornalismo, pela Universidade de Brasília (UnB). Foi Assessora de Impressa do Presidente do Governo Regional do Príncipe (2011-2015). Foi professora de Integração Social, 2º ciclo do Ensino Secundário na Região Autónoma do Príncipe (2014 - 2016). É coordenadora Geral da Unidade de Gestão da Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe, desde 2012. É Assessora do Ambiente e Conservação da Natureza do Presidente do Governo Regional do Príncipe, desde 2015.

 Fatima pinho

Fátima Pinho (Portugal)

Licenciada em Geologia pela Universidade de Coimbra; mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa; frequência do Programa Doutoral em Didática e Formação da Universidade de Aveiro; professora do ensino secundário da Escola Secundária Alves Martins -Viseu; formadora de professores; coordenadora do Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia; membro do Conselho Pedagógico; coordenadora de projetos europeus de educação ambiental; co-autora de estudos de impacte ambiental; vogal do Conselho de Administração da Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul, E.M., S.A.

graça pereira

Graça Pereira (Portugal)

Licenciada em Ensino de Inglês e Alemão pela Universidade de Aveiro; professora do ensino secundário da Escola Secundária Alves Martins -Viseu; formadora de professores; orientadora de estágios profissionais pelas Universidade de Coimbra e Universidade Católica Portuguesa (polo de Viseu); coordenadora de projetos europeus de educação ambiental; autora de propostas didáticas para o uso de materiais autênticos relacionados com o ambiente nas aulas de Inglês (Língua Estrangeira), colaboradora na tradução e revisão de artigos científicos na área do ambiente.

 

Boletim Informativo

Agenda

December 2018
S M T W T F S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5