quinta, 29 de junho de 2017

Comissão de Articulação

 

A Comissão de Articulação do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa está representada pelas seguintes pessoas representantes dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

 

Adrielle Saldanha
Adrielle Saldanha (Brasil)
 
Estudante de Geografia Bacharelado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com atuação no ILATT - Instituto de Tecnologia, Infraestrutura e Território. Possui experiência em Gestão Pública, tendo desenvolvido por 8 anos trabalhos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de políticas públcias de/para/com as juventudes no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Desde os 13 anos atua na área da Educação Ambiental. Em 2012 criou a Rede Olhares da Juventude. Já atuou em diversos projetos, programas e ações em conjunto com o Governo Federal, bem como organizações internacionais e com a Organização das Nações Unidas (ONU), através das Agências da ONU Habitat e Fundo de Populações da ONU (UNFPA). Integra o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) coordenando o Grupo de Trabalho em Relações Internacionais.
Alexandre Nevsky Rodrigues
Alexandre Nevsky Rodrigues (Cabo Verde)
 
Parque Natural do Fogo - Diretor Nacional do Ambiente
De nacionalidade caboverdiana licenciou em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro em 2004. Exerceu durante 2 anos como professor de Ciências da Natureza no ensino secundário em Cabo Verde. É Diretor do Parque Natural do Fogo desde 2006 durante os quais participou na elaboração de todos os instrumentos de gestão desta área protegida, incluindo a estratégia de EA para o Parque. Fez um curso de 2 semanas em gestão de áreas protegidas em Galiza e participou no I.º e III.º Congresso de EA dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.
 
Andressa Lemos Fernandes

Andressa Lemos Fernandes (Brasil)

Secretaria de Meio Ambiente de Vitória-ES, Brasil
Bióloga, Especialista em Ecologia e Recursos Naturais, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Ambiental. Atua a 20 anos como Educadora Ambiental. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental. É facilitadora da Rede Capixaba e Rede Brasileira de Educação Ambiental.

Angela Maria Zanon
Angela Maria Zanon (Brasil)
 
UFMS
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente e Orientadora no Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências - CCET/UFMS. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, formação continuada e educação à distância.
 
Antonio Fernando S. Guerra

António Fernando S. Guerra (Brasil)

Universidade do Vale do Itájá-UNIVALI-RedeSul Brasileira de EA
Docente/Pesquisador. Pós-doutor em Educação Ambiental, Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Membro da Comissão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental. Membro das redes Brasileira (REBEA) e Lusófona de Educação Ambiental, membro da Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA)

Adalcira Santos Bezerra
Adalcira Santos Bezerra (Brasil)
 
Departamento de Revitalização de Bacias/Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano doMinistério do Meio Ambiente. Consultora técnica especializada desde o ano de 2005 no Ministério do Meio Ambiente. Desenvolve produtos com comunidades remanescentes quilombolas com o objetivo de mapear as ações socioambientais do governo federal, identificando as superposições de ações e lacunas, tendo em vista à implantação de políticas públicas nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, banhados pela BHSF. Tutora no Curso de Especialização em Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis pela Universidade Federal de Ouro Preto, coordenado pela professora Dulce Maria.
Bel Dominguez
Bel Dominguez (Brasil)
 
Coletivo Educador CESCAR – Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região. PlanTEA – Rede Planetária de Educação Ambiental.
Consultoria, Pedagoga, especialista em Educação Ambiental pelo CRHEA/USP. Experiência com a gestão pública municipal (2009-2012) e implementação do Programa Municipal de EA. Experiência com o Coletivo Educador CESCAR (2006-2008): cursos de Especialização/Prostrado Lato Sensu em EA e de Extensão em EA certificados pela UFSCar. Co-organização dos Cadernos do Coletivo CESCAR e co-autoria de capítulo com a narrativa dessa experiência, no volume 3 do livro “Encontros e Caminhos”. Voluntária da rede PlanTEA – rede planetária de Educação Ambiental.
Carlos Correia
Carlos Jorge da Silva (Brasil)
 
Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro e facilitador da Rede de Educação Ambiental de Alagoas (REAAL), integra também a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e a Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO).
Biólogo do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tutor do processo formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas (2012).
 
Carlos Vales Vázquez
Carlos Vales Vázquez (Galiza)
 
Director do Centro de Extensão Universitaria e Divulgação Ambiental de Galiza -  CEIDA
Licenciado em biologia pela Universidade de Santiago de Compostela e Catedrático de Ciências Naturais. Membro da Comissão de Educação e Comunicação da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Vice-presidente do Comité Espanhol da UICN. Membro do Comité Científico da Reserva da Biosfera Marinha Corunhesas e Terras do Mandeo.
 
CarmoTavares
Carmo Tavares (Portugal)

Engenheira Biofísica, da área da Botânica e da Ecologia da Vegetação. Mestre em Gestão e Conservação de Recursos Naturais. Trabalha desde 2007 enquanto Consultora Técnica (gestão de Biodiversidade na agricultura, floresta e áreas protegidas), dinamizadora de projetos de educação ambiental e monitora de atividades de educação ambiental para crianças e jovens, na empresa AmBioDiv. Formadora desde 2014 na cadeira de Botânica I e II no Instituto Português de Naturalogia. Formadora na Liga da Protecção da Natureza desde 2014 aos cursos de "Flora e Vegetação Mediterrânica" (Inicial e Avançado) e "A Rede Natura 2000 em Portugal". Tem participado activamente em eventos, nacionais e internacionais, relacionados com Biodiversidade, Ecologia de Ecossistemas, Vegetação e Botânica.
Claúdia Coelho Santos
Cláudia Coelho Santos (Brasil)
 
Univ.Estadual do sudoeste da Bahia
Docente
Doutorada em Ecologia aplicada, professora de ecologia humana e educação e meio ambiente, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em educação ambiental e sociedades sustentáveis - GEPEASS. Integrante da rede universitaria de educação ambiental para sociedades sustentáveis - RUPEA.
Claudio Marcos
Claudio Jorge Marima Marcos (Moçambique)
 
Natural de Maputo, licenciado em ensino de Línguas (Francês), pela Universidade Pedagogica de Moçambique. Pós-graduação pelo INA-Portugal (2008). Funcionário do Ministerio da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, afecto na Direcção Nacional de Ambiente. Actualmente Chefe de Repartição de Monitoria e Avaliação, Educador Ambiental desde 2008, tendo experiência em trabalhar com as comunidades na componente de educação ambiental, (formador).
Débora Menezes
Débora Menezes (Brasil)
 
Labjor e Unicamp
Formadora de Educomunicação
Débora Menezes é jornalista e educadora ambiental, mestranda em Divulgação Científica e Cultural (LABJOR-UNICAMP). Consultora de educomunicação e educação ambiental, com experiência em projetos que envolvem a interface entre as duas áreas, incluindo tecnologias de informática na educação. Edita publicações sobre meio ambiente, como materiais didáticos. Estuda, atua e tem interesse na área de comunicação para a gestão participativa de unidades de conservação.
 
Dinis Alexandre Mandevane
Dinis Alexandre Mandevane (Moçambique)

Coordenador do Programa de Educação Ambiental no Centro Terra Viva - Estudos e Advogacia Ambiental - Maputo e Professor de Quimica numa Escola Publica, Licenciado em Ensino de Quimica e Biologia pela Universidade Pedagógica - Moçambique. As sua actividades estão orientadas para a promoção de educação ambiental nos 20% do curriculo nacional reservados aos aspectos ambientais, sociais e culturais das comunidades onde as escolas estão implantadas. A sua intervenção está virada para as metodologias ou melhor estrategias de abordagem de questoes ambientais nas escolas primarias particularmente mecanismos de levantamento de informação nas comunidades e respectiva abordagem transversal e teorico - pratico. Tem estado a produzir alguns materias de formação mas que ainda não estão editados em livro.
Diosmar Filho Diosmar Marcelino de Santana Filho (Brasil)

Geógrafo, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq: Historicidade do Estado e do Direito (GPhED-UFBA); e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos e Culturais do Sul da Bahia (NEPUC-SB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Integrante da Pesquisa CNPq - Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial na Bahia: indígenas e quilombolas – Grupo de Pesquisa GeografAR (UFBA) e da pesquisa PRPGI-IFBA / NEPUC-SB: Transformações na Paisagem do Sul da Bahia: lógicas e dinâmicas de apropriação do espaço (2005-2016). Áreas de pesquisa: Geografia Humana, Desigualdades Racial, Território, Território Quilombola, Política Pública e População Negra.

DoloresGarcia
 
Dolores Aparecida Garcia (Brasil)
 
Formada em LETRAS - Língua Francesa (1999) pela UFMT. Especialização em Metodologia da Língua Francesa (2000) na UFMT e Mestrado em Educação, na Linha de Educação Ambiental (2005) UFMT. Trabalhou com as comunidades pantaneiras Do Pantanal Mato-Grossense, com os Mitos e Lendas local. Doutoranda em Estudos de Linguagem (2016). Trabalha no UNIVAG como Professora no Curso de Letras e na Coordenação de produção de Material para EaD. Atuou como tutora e suporte técnico no curso de Gestão Escolar da UFMT na terceira turma. Foi para o Japão em 2009 no projeto da UFMT para capacitar brasileiros que residem lá, no curso de Pedagogia.
 
 
Doroty Martos
Doroty Martos (Brasil)
 
UMESP - Universidade Metodista de São Paulo e FBOMS
Atuou como Consultora Técnica na UNESCO no Plano de Cooperação Internacional Projeto “Formação Cidadã”. Elo Sudeste - FBOMS, MMA e PNUMA/ONU - no Projeto “Desenvolvimento Sustentável e Participação Social” - Criação da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. Técnica no projeto da ONU/PNUD e MMA, intitulado “Apoio às Políticas Públicas na Área Ambiental". É membro do FBOMS - Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e representante titular do FBOMS no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Professora Universitária atua na coordenação do Cineclube Socioambiental “EM PROL DA VIDA”. É co-autora do livro “Territoires durables em devenir” - publicação da Universidade de Québec/Canadá, lançada na Cúpula dos Povos/Rio+20. Consultora em projetos relacionados à Carta da Terra, Agenda 21, Territórios Sustentáveis e Diálogos Intergeracionais para a Sustentabilidade.
 
Edson Grandisoli
Edson Grandisoli (Brasil)
 
Programa de Ciência Ambiental(PROCAM) da Univ. de SP
Doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciências Ambientais (PROCAM-USP).
Bacharel, Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia de Ecossistemas pela Universidade de São Paulo (USP).
Consultor na criação, implantação e avaliação de cursos em Educação Ambiental para a Sustentabilidade na Educação Básica em escolas públicas e particulares. Professor de Biologia e Ciências há 18 anos, diretor pedagógico da Escola da Amazônia desde 2003, autor de coleções de livros didáticos e paradidáticos e também colaborador em projetos educacionais governamentais.
Eliane Potiguara

Eliane Potiguara (Brasil)

UFOP/Universidade Federal de Ouro Preto
Eliane Potiguara (Eliane lima dos Santos) é escritora/ professora indígenas, graduada em Letras (Português-Literatura), licenciada em Educação,  faz extensão e especialização em Educação Ambiental. Vários livros publicados, como carro chefe ( Global Ed.) “Metade Cara, Metade Máscara, escreve também para crianças. É profª palestrante/conferencista. Recebeu o  Prêmio Nobel da Paz(2005). É cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural/Minc. Viajou a 48 países trabalhando o no tema Direitos Indígenas.
Eulália Alexandra
Eulália Alexandra (Portugal)
 
Direção Geral de Educação. Subdiretora-Geral da Educação da Direção-Geral de Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Variante de Estudos Franceses e Ingleses), pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, iniciou a sua atividade na área da educação como professora no 8ºgrupo B (Português/Francês). Fez formação especializada nas áreas da Gestão Pública, da Gestão e Administração Escolar, liderança de escolas e dinâmicas organizacionais das escolas. Desempenhou funções como Diretora de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência e na gestão da Escola Secundária com 3º Ciclo Daniel Sampaio, na Sobreda – Almada. Integra o Thematic Working Group - Early Childhood Education and Care da Comissão Europeia.
Francisco Sóñora Luna
Francisco Sóñora Luna (Galiza)

IES Virxe do Mar/Climántica.org/Universidade de Santiago de Compostela
Docente. Licenciou-se em CC. Biológicas (1989) e em Filosofia e Ciências da Educação - Pedagogia- (1994). É servidor público docente de Biologia da Junta de Galicia. Também é professor associado da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. É autor e diretor do projeto Climántica a partir do qual desenhou o pacote de trabalho de Educação sobre o a Mudança Climática do projeto FEDER - Intereg Climatlantic (2009), o projeto CTS Oceántica do Campus do Mar (2012) e recentemente a derivada Climantica Intercâmbios para desenvolver em colaboração com a AEPECT e com o CENEAM.

 
Gilberto Fernandes

Gilberto Fernandes (Brasil)

UFOP
Professor Associado do quadro efetivo, responsável na graduação pelas disciplinas: Superestrutura de Ferrovia, Superestrutura de Rodovias e Aeroportos, Vias Terrestres, Manutenção de Ferrovias, Gestão de Obras em Construção Civil, Planejamento e Administração de Obras no curso de Arquitetura. Responsável no Mestrado e Doutorado pelas disciplinas de Mecânica de Pavimentos, Materiais para Pavimentação, Projeto Geométrico de Vias Urbanas e Rodoviárias, Projeto de Terraplenagem de Vias Urbanas e Rodoviárias e Ferrovias. Desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área de educação ambiental, edificações sustentáveis, processos construtivos como uso de tecnologia sustentáveis
Henriqueta Raymundo
Maria Henriqueta Andrade Raimundo (Brasil)
 
Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental; FunBEA(Fundo Brasileiro de Educação Ambiental); Organismos internacionais (consultoria).
Consultora e pesquisadora colaboradora. Mestre em Educação Ambiental pela ESALQ/USP. Conselheira e colaboradora técnica do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA da ESALQ/USP. Consultora Técnica em Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente. Elo e facilitadora da REPEA e da REBEA (Redes Paulista e Brasileira de EA). Foi diretora de gestão ambiental na Prefeitura Municipal de Suzano (2009-2012). Consultora e coordenadora de EA na Secretaria de Recursos Hídricos da Bahia (2007-2009).
 
Herman Oliveira

Herman Oliveira (Brasil)

PPGE/UFMT
Docente
Pesquisador em EA com ênfase em comunidades, expressões artísticas na linha da Fenomenologia. Professor pesquisador, conteudista e formador no Processo Formativo EA Escolas Sustentáveis e Com-Vida pelo CEAD/UFOP. Atua em movimentos sociais, articulações em rede, conselhos e espaços políticos.
 
Inês Taveira Gonçalves
Inês Taveira Gonçalves (Portugal)
 
AmBioDiv – Valor Natural
Licenciada em Biologia Ambiental – Variante Marinha e Mestre em Biologia da Conservação, ambos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esteve presente em várias saídas para observação de cetáceos e aves marinhas a partir de embarcações e a partir de terra para recolha de dados científicos. Participou em atividades de educação ambiental relacionadas com habitats e/ou espécies específicas. Já esteve presente em várias feiras nacionais e internacionais e fez parte do comité da organização da 27ª Conferência da ECS em Setúbal e do evento AmbientALL. Tem curso de Mergulho PADI Open Water Diver, Carta de Patrão Local e de Operador VHF e Certificado de Competências Pedagógicas do Formador.
 
Isaura Vieira
Isaura Vieira (Portugal)
 
Direção Geral de Educação. Professora de Física e Química licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia do Porto, em 1978, tendo concluído a profissionalização em exercício em 1983. Concluiu o mestrado em ciências da educação -  “Master of Arts - Educational Leadership “ -  Wright State University, Ohio, EUA -  em 1994. Desde setembro de 1998 encontra-se na situação de professora requisitada, no Ministério de Educação, onde desempenha funções técnico-pedagógicas. Participa em projectos nas áreas de desenvolvimento curricular, na área das ciências e da educação ambiental para a sustentabilidade, bem como na conceção de materiais de apoio curricular. É membro do Grupo de Educação Ambiental para a Sustentabilidade criado pelo Despacho conjunto n.º 19191/2009 do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e Secretário de Estado do Ambiente. Integra a equipa do Projeto Scientix II da Comissão Europeia.
 
Ivan Belém

Ivan Belém (Brasil)

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA-UFMT
Ator, professor, pesquisador. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso
Ivana de Campos Ribeiro
Ivana de Campos Ribeiro (Brasil)
 
LEL-Laboratório de Estudo do Lazer, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro e IBEV - Instituto Brasileiro de Educação para a Vida.
Investigadora e Coordenadora de Projetos. Formada em Comunicação Social (FIAM), mestrado em Motricidade Humana (UNESP), Doutorada em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), primeiro pós-doutorado Estados Emocionais e Movimento e pós-doutoranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Com mais de vinte anos de experiência em Educação Ambiental, atua na interface entre a EA e as áreas de Filosofia, Ecologia, Neurociências e Psicologia Positiva. Estas bases interdisciplinares têm sustentado a metodologia Educação Ambiental de Corpo&Alma, aplicada a distintos públicos.
 
IZABEL C. DA SILVA
Izabel Cristina da Silva(Brasil)
 
Prefeitura Municipal de Porto Velho-Rondônia-Brasil, Secretaria Municipal de Serviços Básicos– SEMUSB
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Nordeste (1989). Especialista em Politica, Estrategia, Desenvolvimento e Soberania da Amazônia (VII CEPE), pela Associação dos Diplomados  da Escola Superior de Guerra- ADESG RO, Analista Ambiental pela UNIR RO/ UNESCO SP e Pós Graduanda  em Gestão Ambiental pelo IFRO.Técnica e Assessora de Projetos Socioambientais  na Secretaria Municipal de Serviços Básicos.Voluntaria do Ministério Publico do Estado de Rondônia, para cursos de Ressocialização Ambiental.Integrante do GEITEC- Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia da UNIR/NUCSA. Idealizadora  e Fundadora do Museu do Babaçu em RO.
Jacqueline Guerreiro
Jacqueline Guerreiro (Brasil)
 
REBIA.CEAD-UFOP
Docente. Elaboração de Curso á Distância -Meio Ambiente(Canal Futura).Conselheira CPDS-Agenda 21 Brasileira .Conselheira do CONEMA-RJ.Consultora, Projeto “Desenvolvimento de Metodologia de Educação Ambiental”. SEMARH-DF/BID.Coordenação Executiva. Construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.
João Lucas Silva
João Lucas da Silva (Brasil)
 
Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amazonas - Educador Ambiental
Graduando em Psicologia pela UFAM, atualmente Bolsista de Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM) no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA/INPA). Membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amazonas, desde 2009 desenvolvendo atividades relacionadas à temática ambiental na cidade de Iranduba – AM.
 
JorgePereira

Jorge Pereira (Brasil)

Economista Doméstico, Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Tem experiência de pesquisa na área de Educação e de Sociedade e Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero e geração, Gestão e Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos. Atualmente é Professor do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH) e do Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da UFRRJ, representante da área de Meio Ambiente, Vice-coordenador do Curso de Serviço Social, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS) da UFRRJ.

Jorge Luiz Silva de Lemos
Jorge Luiz Silva de Lemos (Brasil)
 
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - CEFET RJ
Graduação em ciências biológicas, bacharelado e licenciatura, em 1998; Mestrado em 2005 pela FioCruz; Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz em 2009 e pós doutorado em 2012 pela universidade de Valência- Espanha em  educação ambiental e educação para sustentabilidade as quais são as linhas que atuo assim como movimento Ciência , Tecnologia Sociedade e Ambiente - CTSA. Professor do CEFET RJ.
Jorge Cristino
Jorge Cristino (Portugal)
 
Foi Consultor na área de Gestão de Projetos de Cooperação Internacional na Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) e Gestor de Projetos Internacionais de Cooperação de Cidades Membros da ACTE. Foi também Coordenador Nacional de Ações do Programa Comunitário Juventude em Ação (atual Erasmus+). Presentemente ocupa as funções de Adjunto de Vereador na Câmara Municipal de Guimarães. Colabora com a Estrutura de Missão da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. É Presidente do Laboratório da Paisagem de Guimarães.
JoseTavares
José Tavares (Cabo Verde)

Fundador e Presidente da Fundação Abraço Verde, Mestrando em Psicologia Ambiental, vencedor do primeiro Premio nacional "Green Project Award de Cabo Verde" em matéria de Gestão de Conservação da Natureza 2014, ex diretor da Fundação Tartaruga, participou na recolha do DNA das tartarugas carreta-carreta para diversos investigações sobre a população que nidifica nas praia de cabo verde, implementador do projeto de (EA) escola na natureza com as crianças e povoados da ilha de boa vista. Fundador da rede TAOLA.
Kênia Nassau Fernandes
Kênia Nassau Fernandes (Brasil)
 
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Mestranda em Engenharia Ambiental no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental - PROAMB, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com foco no desenvolvimento de Tecnologias Ambientais. Engenheira Ambiental pela Escola de Minas da UFOP. Tenho experiência nos processos da Agenda 21 Local do Quadrilátero Ferrífero e Núcleo de Estudos do Futuro, e em educação ambiental semipresencial no Processo Formativo e no Curso de Extensão em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, e no curso de Especialização em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis todos do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da UFOP.
Norma Nobre
Norma Nobre (Brasil)
 
Prefeitura Municipal de Colider - Sec MUn. de Educação
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1999) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Colíder, na Coordenadoria de Educação Ambiental e Agroecologia/Secretaria Municipal de Educação. Pesquisadora na área de degradação ambiental, efeitos da atropinização nos sistemas naturais. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Gestão e Educação Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Economia Solidária, Biodiversidade, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Agricultura Agroecológica, entre outros.
Maria João Correia
Maria João Correia (Portugal)
 
Aspea
Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais (FCUL) e mestre em Ecologia Humana (Universidade de Évora). Desde 2000 que é gestora de projectos educativos tendo colaborado com ONG's, empresas e municípios na implementação de projectos de educação e sensibilização ambiental no ensino formal e não formal, projectos de educação científica e projectos de formação de professores e monitores. Como investigadora no Centro de Oceanografia da FCUL participou em diversos projectos de investigação na área da bio-ecologia aquática, e faz parte do Grupo de Trabalho de Educação e Comunicação desde centro de investigação, desenvolvendo actividades de comunicação e educação em ciência.
 
Nuno Gomes Oliveira
Nuno Gomes Oliveira (Portugal)
 
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Nuno Gomes Oliveira, nasceu em 10/02/1956, em Vila Nova de Gaia, tem o Certificado de Ecologia Humana (3º ciclo universitário francês) e a licenciatura em Biologia – Especialidade Ambiente (Universidade de Bordéus), é Mestre em Ecologia Humana (Universidade de Évora) e Doutorado em Biologia – Ramo Ecologia (Universidade de Coimbra).
 
Patrícia Soares da Silva
Patrícia Soares da Silva (Brasil)
 
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é aluna do curso de Arquitetura na UFOP e atuou como treinadora de operários e como Analista Ambiental na análise de Diagnósticos Ambientais e estruturação de banco de dados. Atualmente é Professora Formadora nas Escolas Sustentáveis Com Vida - ESCV/CEAD-UFOP. Idiomas: francês fluente e inglês avançado
 
Patricia Ferreira
Patrícia Ferreira (Portugal)
 
Patrícia Ferreira, licenciada em Psicologia da Educação, exerce na atualidade do cargo de Adjunta de Vereação da Câmara Municipal de Guimarães a Educação. Coordena as Redes de Psicólogos do Ave e de Educação Parental locais no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave. É responsável municipal pelo Programa Eco-Escolas e coautora do programa de Educação Ambiental PEGADAS. Com participação ativa na comunidade escolar, pautou sempre o seu exercício profissional pela lógica da articulação, envolvimento e cooperação com os diferentes projetos educativos das escolas.
Renato de Mendonça
Renato de Mendonça (Brasil)
 
Universidade Federal de Ouro Preto
Graduado em Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),
Especialista em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência em pesquisa em ciência dos materiais e ensino a distância de educação ambientalUniversidade Federal de Ouro Preto
Sendi Baptista
Sendi Baptista (Angola)

Fundação Kissama
Bióloga. Mestrado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Investigação e participação em projetos de conservação em Angola, nomeadamente o Projecto de Conservação da Palanca Negra Gigante. Iniciou em 2012 o projeto "Estórias para Conservar" que consiste numa coleção de livros infantis sobre a biodiversidade em Angola. No âmbito desse projeto, realiza atividades com instituições de ensino sobre diferentes temáticas de educação ambiental.
Foto senhorinha
 
Senhorinha Madalena dos Santos (Timor-Leste)
 
Estudante na Universidade de Timor Lorosae.
Realizou em 2016, um Curso de Formção que tinha como tema "Direito de Acesso à Informação", com NGO CEPAD (Centre of Studies for Peace and Development).
Pertence ao Núcleo de Voluntariado do Centro Universitário da Paz, atuando em acções de economia social e ambiental independente.
 
Suzy Freitas
Suzy Freitas (Brasil)
 
Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Ciências Naturais e Graduada em Engenharia Ambiental. Atuou como Analista Ambiental e Supervisora de Projetos. Atualmente é aluna de doutorado do Departamento de Engenharia de Materiais da UFOP, Professora de ensino superior e Professora Formadora ESCV/CEAD-UFOP.  Desenvolve pesquisa nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Ecotecnologias e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos.
Sumba Nansil
Sumba Nansil (Guné Bissau)

Jornalista ambientalista e ativista dos direitos humanos. Publicou vários artigos sobre meio ambiente e fez coberturas jornalistas relativamente a questões ambientais, nomeadamente, a desertificação, corte descontrolado de florestas na Guiné-Bissau, com destaque para o período de 2012/2013.
Atualmente Vice-presidente da Rede Lusófona de Educação Ambiental, participou em 2010 em Brasília na Conferencia Internacional Infanto-juvenil - "Vamos Cuidar do Planeta", tomou parte em Portugal - Murtosa, Conselho de Aveiro, no 3º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países de Língua Portuguesa. Prémio Jornalismo e Direitos Humanos, em 2014.
Tatiane Pereira de Souza
Tatiane Pereira de Souza (Brasil)
 
Universidade Estadual Julio Mesquita – UNESP
Tatiane Pereira de de Souza é congadeira do Terno de Congada Chapéus de Fitas, graduada em Pedagogia (UNIRP). Doutoranda em Ciências Sociais na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2012), onde atuou como Professora-Orientadora do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais - NEAB/SEaD/UFSCar(2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Extensão atuando principalmente nos seguintes temas: Congado, culturas, identidades,educação ambiental, educação das relações étnico-raciais, docência e formação de professores.
Vanessa H. Caporlingua
Vanessa Hernandez Caporlingua (Brasil)
 
Vanessa Hernandez Caporlingua é bacharel em Direito, mestre e doutora em Educação Ambiental. Professora e pesquisadora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, ambos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS/Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental – GPDEA/CNPQ. 
Vanice Selva
Vanice Selva (Brasil)
 
Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
Geografa, doutora em Geografia (UFRJ), Pos-Doutora (UNL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA e nos cursos de graduação em Geografia e em Turismo da UFPE, Brasil. Coordena o Laboratório de Pesquisas Integradas de Gestão Ambiental com atuação e produção em análise e gestão ambiental do território, educação ambiental, governança ambiental, ecoturismo e sustentabilidade. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5125042045756774
 
Vinícius Batista Campos
Vinícius Batista Campos (Brasil)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Docente. Doutor em Engenharia Agrícola e Professor do eixo tecnológico ambiente e saúde no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. As pesquisas científicas e ações de extensão estão relacionadas as temáticas ambientais, principalmente em educação ambiental e educação ambiental em solos. Ganhou dois prêmios como orientador pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis, Jovem Sustentável Inovador - SETEC/AP (2012) e Jovem Embaixador ambiental - Bayer/PNUMA (2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientais (GEPA).
Virginia Martins

Virginia Martins (Portugal)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Professora de Ensino Básico e Secundário entre 1980-2013. Atualmente Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Trabalhos científicos completos publicados 80 (31 em revistas ISI); autora de 2 livros; comunicações em congressos científicos 130 (59 comunicações orais); participação em 16 projetos científicos e em 12 projetos de Educação Ambiental e de Extensão Educativa; revisora de artigos científicos de 20 revistas científicas internacionais.
VAldo Barcelos

Valdo Barcelos (Brasil)

Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
Associado da UFSM - Professor Pesquisador Produtividade  1-CNPq. Consultor CAPES- MEC-UNESCO-CYTED-MCT-INPA-Prof. Conferencista Convidado  Instituto PIAGET-LISBOA. Membro da Anistia Internacional-Seção BRASIL desde 1972. Escritor nos Gêneros Conto, Crônica e Poesia.
Bela Dutra
Bela Dutra (Portugal)
 
Aspea
Bela Dutra, licenciada em Engenharia e Gestão do Ambiente, pela Universidade dos Açores. Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Ao nível cultural frequentou três anos o curso de canto (livre) pelo Conservatório Regional da Horta, na vertente clássica. Atualmente, frequenta o ensino artístico, pela Escola Básica e Integrada da Horta. Desde 2009 é membro soprano e solista do Grupo Coral da Horta.
 
JOSÉ LUÍS MATEUS ALEXANDRE
José Luís Mateus Alexandre (Angola)
 
Universidade Mandume Ya Ndemufayo
Fez os seus estudos no Instituto de Investigação Cientifica de Plantas de toda a Rússia (Vavilov) em São Petersburgo. Terminou o seu Doutoramento em 2003. De 2005 a 2009 exerceu o cargo de Vice Decano para os Assuntos Científicos e Pós Graduação do ISCED  do Lubango da UAN. Lecciona cadeiras da área de Biologia e Ecologia.  De 2009 até ao presente momento é Vice Reitor para a Área Cientifica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo.  
 
joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla

Boletim Informativo

Agenda

June 2017
S M T W T F S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1