terça, 12 de dezembro de 2017

Comissão Organizadora

Pelo Governo da Região Autónoma do Príncipe, representam a Comissão Organizadora:

 

JoseCassandra 

 José Cassandra 

José Cardoso Cassandra, nascido em 17 de Fevereiro de 1964.
É um político são-tomense e exerce funções de Presidente do Governo Regional do Príncipe desde 2006. É líder do movimento da União para a Mudança e Progresso do Príncipe (UMPP), um grupo independente regionalista apoiado pela coligação partidária Movimento Democrático Força da Mudança - Partido da Convergência Democrática (MDFM-PCD).

 Placida

Plácida Lopes da Silva Lima

Licenciada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília (UnB). É coordenadora Geral da Unidade de Gestão da Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe desde 2012. É Assessora do Ambiente e Conservação da Natureza do Presidente do Governo Regional do Príncipe desde 2015. É professora de Integração Social, 2º ciclo do Ensino Secundário na Região Autónoma do Príncipe.

 

 Genísio

Genísio Cassandra 

Nasceu no Príncipe, em 16 de Junho de 1983.
Formação Técnica Profissional da Área de Construção Civil, pelo Centro Politécnico de São Tomé. Quadro da Secretaria das Infras- Estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente entre desde 2008 á 2013. Professor de Ciências Naturais 9ª Classe e Educação Ambiental 8ª Classe na Escola Secundaria do Príncipe. Exerce atualmente Função do Director de Gabinete da Secretaria Regional da Economia desde de 2013.

 Foto Teobaldo Teobaldo José de Jesus Ferreira Rodrigues Cabral 

Jornalista – Formado em CENJOR – Escola de Formação Profissional de Jornalista de Portugal. Assessor de imprensa do Presidente do Governo Regional. Director do Jornal Duplo Insular, único diário digital da ilha do Príncipe (www.duploinsular.info). Colaborador especial da Radio RDP – AFRICA no Príncipe Colaborador da Radio Regional do Príncipe.

DAnielRamos

Daniel da Trindade Luciano Ramos

Formações em Técnico Florestal(1995); Gestão Adm.E Financeira (2005), sobre “Boa Governação e Transparência” em 2012, diversas em Gestão e Manejo de Áreas protegidas.
Foi funcionário Administrativo da Assembleia Distrital-1981/1985; secretário do Gabinete do Governo Regional-1986/1998; chefe Departamento das Florestas-1997/2008, deputado à Assembleia Nacional 2006/2010; Diretor do Parque Natural do Príncipe desde Maio de 2008.
Presidente da ONG ARPA (Associação.Reg.p/protecção Sócio Ambiental) desde 2003.

OsórioUmbelina

Osório Umbelina Lima dos Prazeres


Nasceu em 27/10/1965 em 1984/1987 serviu o serviço militar obrigatório, foi professor eventual no ensino básico em 1987/1990 e 1999/2000, professor de Francês no ensino secundário 2000/2003 e 2012 até a presente data. Formado em Administração Local nos anos de 2003/ 2004 pela CEFA (Centro de Estudos de Formação Autárquica ) situado em Coimbra, Portugal, formação profissional com equivalência a 11ª classe. Funcionário da secretaria Regional das infraestruturas e ordenamento do território e recursos Naturais, (Responsável Técnico na área dos Recursos Minerais). Deputado Regional do MLSTP/PSD nesta legislatura.

Maria José Martins Ferreira dos Prazeres

Maria José Martins Ferreira dos Prazeres


Nascida em 1988. Licenciada em Economia em 2011, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou a sua actividade profissional em 2013 na Secretária Regional da Economia (Príncipe), como técnica superior da 3ª classe. Sendo que actualmente trabalha como assessora do Secretário na mesma instituição desde 2014. Paralelamente a essa actividade iniciou a carreira docente como professora de matemática 2º ciclo do secundário, que continua a exercer até a data.

AnaAlice

Ana Alice Pina Prazeres

Nasceu na cidade de S. António no Príncipe em 1983 onde reside até hoje. Licenciou-se em Geografia e Gestão do Território, em 2008, pela Universidade de Santiago Cabo-Verde. É Diretora Regional do Ambiente e Conservação da Natureza e professora de geografia do ensino secundário no Príncipe.

 

 

 
Pela Organização dos congressos anteriores
 
JOaquim Ramos Pinto

 

Joaquim Ramos Pinto (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - 3º Lusófono EA)

Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido pela Universidade de Santiago de Compostela, onde frequenta a etapa de tese de doutoramento no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental. Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente. Coordenou várias jornadas e conferências de E.A. de âmbito nacional e regional, tendo publicado vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projectos e investigações que desenvolveu. É, atualmente, presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

Fatima Matos Almeida

 

Fátima Matos Almeida (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental  - 3º Lusófono EA)

Foi cofundadora e presidente da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental de 1992 a 2013. Atualmente é vice-presidente da ASPEA e da Fundação CEI - Caretakers of the Environment International, co-organizadora da Conferência Internacional CEI - Connecting Mings, Creating the Future for the Oceans, 28 junho a 4 julho 2015, Oeiras, Portugal. Desenvolveu e coordenou o projeto internacional PROMORIVER - EU Grundtvig Partnerships Project – parceria europeia com a participação da Turquia, Grécia, República Checa e Itália (2013-2015)

 

 

Telma Fontes

 

Telma Fontes (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental  - 3º Lusófono EA)

Técnica Superior da Câmara Municipal de Leiria
Licenciada em Geografia - Especialização em Estudos Ambientais, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós Graduada em Educação Ambiental pelo ISLA Leiria.
Trabalha na área da educação ambiental, desde 2002 na Câmara Municipal de Leiria.
Secretária-geral da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

Michelle Jaber

Michelle Jaber-Silva (GPEA - 2º Lusófono EA)

UFMT. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e doutorado em Ciências - área de concentração Ecologia e Recursos Naturais - pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012). Atualmente, é professora efetiva no Instituto de Educação da UFMT, atuando nos Cursos de Pedagogia (modalidades: a distância e presencial) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT). Desenvolve pesquisa no âmbito do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).

 

Regina Aparecida da Silva

 

Regina Silva (GPEA - 2º Lusófono EA)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/GPEA)
É professora da UFMT no Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisa e orienta na área de educação ambiental, educação popular, movimentos sociais, grupos sociais vulneráveis e políticas públicas. Recentemente tornou-se coordenadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). É membro do Fórum de direitos humanos e da terra de Mato Grosso.

 

 Boli2016

Araceli Serantes Pazos (Universidade da Coruña - 1º Lusófono EA) 

Araceli Serantes Pazos, profesora da Universidade da Coruña. Especialista em Equipamentos (centros) para a Educação Ambiental, âmbito do meu traballo de Tese de Doutoramento. Membro desde 2004 do Seminário Permanente de Equipamentos do CENEAM (Centro Nacional de Educación Ambiental); dinamizo esta área na SGEA (Sociedade Galega de Educación Ambiental). Durante 10 anos esteve ligada profesionalmente com CEIDA (centro de referencia na Galiza). Dirige em parceria a revista ambientalMENTE sustentable.

 MariaBarba

 

María Barba Núñez (SGEA - Sociedade Galega de Educação Ambiental - 1º Lusófono EA)

Educadora social, doutorada em Ciencias da Educação e membro do Grupo de Investigação em Pedagogia Social e Educação Ambiental (SEPA) da Universidade de Santiago de Compostela. O seu traballo de tese “A educación ambiental en Galicia. Análise sociobiográfica da súa construción como campo”, um olhar sociológico á análise do campo da educação ambiental. Tem participado também em projetos de investigação sobre educação e comunicação sobre mudanças climáticas (RESCLIMA) e educação para o desenvolvemento. Atualmente é presidente da Sociedade Galega de Educação Ambiental.

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla

Boletim Informativo

Agenda

December 2017
S M T W T F S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6