quinta, 19 de julho de 2018

Comissão de Coordenação Áreas de Trabalho

A Comissão de Coordenação de Áreas de Trabalho do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é composta pelos seguintes representantes:

 

 

1 - Café com Poster

 Mário Acácio
Mário Oliveira (Portugal) | IPL-ESECS
Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, instituição onde leciona a unidade curricular “Educação Ambiental” e realiza atividade de investigação subordinada à “História do Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”.É doutorando em Educação Ambiental, mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro e licenciado em Geologia. Possui o título de especialista em Proteção do Ambiente – Educação Ambiental. De há mais de duas décadas à presente data, na qualidade de docente, técnico superior do Ministério do Ambiente ou voluntário em ONGA (Organizações não Governamentais de Ambiente), tem coordenado/implementado um vasto conjunto iniciativas e projetos de Educação Ambiental, nacionais e internacionais. É autor e coautor de artigos científicos, livros e documentação de natureza pedagógico-ambiental. É Presidente da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, ONGA a que pertence há mais de duas décadas, e representante das ONGA em diversos organismos públicos de âmbito local e regional.
 
 carlos ribeiro
Carlos Ribeiro (Portugal) | Laboratório da Paisagem
Licenciado em Biologia Aplicada, Mestre em Genética Molecular e Doutorado em Ciências Biomédicas. Investigador com uma dezena de artigos publicados em revistas internacionais com revisão por pares e diversas comunicações orais em congressos nacionais e internacionais. Após um período da carreira dedicado à investigação de base na área da Biologia e Ciências Biomédicas, é desde final de 2015, diretor executivo e coordenador científico do Laboratório da Paisagem de Guimarães, numa instituição que se dedica à educação para a sustentabilidade e investigação & desenvolvimento na mesma área, nomeadamente nas áreas da Ecologia, Hidráulica, Geografia e Ambiente Urbano. O Laboratório da Paisagem de Guimarães é uma instituição que resulta da relação tripartida entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, procurando ser promotora de projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território e indutora de novas políticas ambientais.
 

Estrela Matilde (São Tomé e Príncipe)

Formada em Biologia pela Universidade de Évora e com um mestrado em Biologia da Conservação, trabalhou sobretudo em projetos de Conservação da Natureza com uma forte componente de Educação Ambiental. Desde Janeiro de 2013 que vive e trabalha na Ilha do Príncipe, onde não só se apaixonou irreversivelmente pela Ilha como tem crescido imensuravelmente a nível pessoal e profissional. É no seio da Reserva da Biosfera e do grupo HBD/Fundação Príncipe Trust, que tem desenvolvido projetos que visam o Desenvolvimento sustentável da Região e o equilíbrio entre o homem e a Natureza.

 

 

2 - Apresentação de Livros

Olga Santos
Olga Santos (Portugal) | IPL-ESECS
 

Professor Adjunto em regime de exclusividade na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. A redigir tese para obtenção do título de Mestre em Educação Ambiental. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área da Educação Especial e das Ciências da natureza. Participou em vários projetos nacionais e internacionais. Várias publicações na área da Educação Especial e Educação Ambiental.

  

3 - Mesas Redondas

carla sofia ferreira Carla Sofia Ferreira (Portugal)
 
Licenciada em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico desde 1997; Mestre em Educação Especial. Tem experiência de trabalho em ONG´s, como o ICE – Instituto da Comunidades Educativas e a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, na conceção e gestão de projectos, palestrante e como formadora de professores. Integrou a Comissão Organizadora das XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental e foi membro da Comissão de Coordenação da Área de Trabalho “Mesas Redondas” no IV Congresso Lusófono de Educação Ambiental. Actualmente é Professora no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em Viseu, vice coordenadora do núcleo da ASPEA em Viseu e blogger de Viagens.
Fotografia MJC

Maria João Correia (Portugal)

Bióloga, investigadora, educadora, formadora e consultora no âmbito da sustentabilidade ambiental. Membro da Direcção Nacional da ASPEA e Coordenadora do Núcleo de Lisboa da ASPEA. Desenvolve actualmente a dissertação de doutoramento no domínio científico das Ciências do Mar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com enfoque na gestão dos recursos marinhos.  Coordena e participa em projectos de educação ambiental, ciência cidadã e comunicação de ciência, em ONGs, Câmaras Municipais e Centros de Investigação, e é formadora na área da Educação Ambiental, Ciências Biológicas e Ambiente.

 

4 - Minicursos

leonel pires Leonel Pires (Portugal)
 

Licenciado em Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo, variante de Educação Física desde 2000; Mestre em Educação Especial. Tem experiência de trabalho em ONG´s, como o ICE – Instituto da Comunidades Educativas, na conceção e gestão de projectos, palestrante e como formador de professores. Actualmente é Professor no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em Viseu.

 

 

 

 

 

 

Boletim Informativo

Agenda

July 2018
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4