terça, 12 de dezembro de 2017

Comissão de Coordenação Áreas de Trabalho

A Comissão de Coordenação de Áreas de Trabalho do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é composta pelos seguintes representantes:

 

1 - Animação Sociocultural

 Genísio
Genísio Cassandra (São Tomé e Príncipe)
 
Nasceu no Príncipe, em 16 de Junho de 1983. Formação Técnica Profissional da Área de Construção Civil, pelo Centro Politécnico de São Tomé. Quadro da Secretaria das Infras-Estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente entre desde 2008 á 2013. Professor de Ciências Naturais 9ª Classe e Educação Ambiental 8ª Classe na Escola Secundaria do Príncipe. Exerce atualmente Função do Director de Gabinete da Secretaria Regional da Economia desde de 2013.
   
 NicolauLavres
Nicolau Laves (São Tomé e Príncipe)
 
Nicolau Fernandes da Mata da Costa Lavres nasceu em 5 de Novembro de 1958. Animador Cultural, professor e Animador do Lung´ie nas escolas do ensino Básico e Secundário do Príncipe. O seu percurso na cultura iniciou em 1989 como o 1º responsável do serviço da Cultura no Príncipe resultante de um concurso nacional para o Animador Cultural. Em 1996 frequentou estágio de animação cultural e outras formações no ramo cultural em Aveiro, e em Vila Real. Em 2016 publicou a obra "Vika Xiná Lung´ie"/Vem Aprender Lung'ie.

2 - 5 Minutos a Comunicar

 Mário Oliveira
Mário Oliveira (Portugal)
 
IPL-ESECS
Docente. Doutorando em Educação Ambiental, é mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro e licenciado em Geologia. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, é elemento do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação, investigando sobre “História do Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”. É autor e co-autor de artigos científicos, livros e documentação de natureza pedagógico-ambiental. Foi/é coordenador de projetos de educação ambiental. É Presidente da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.
 
 MariaGraçaLaves

Maria da Graça Laves (São Tomé e Príncipe)

Maria da Graça de Oliveira Lavres nascida a 30/03/59 na Região Autónoma do Príncipe. Tirou o Magistério Primário em 1987. Em Portugal concluiu a o curso de Formação de Formadores na Universidade do Minho e Licenciou-se em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro em 2004 e concluiu o Mestrado em Ciências da Educação também na Universidade de Aveiro. Foi Professora e Diretora do Ensino Básico e Secundário do Príncipe. Professora de E.B. de Espinhaço Avintes V. N. de Gaia e na E.B de Sousa em Vagos. Atualmente Inspetora da Educação e Deputada Regional na RAP.

 

 

3 - Apresentação de Livros

Olga Santos 
Olga Santos (Portugal)
 
IPL – ESECS
Equiparada assistente 2.º trienio
Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza; Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade; Doutoranda em Educação Especial: Objeto e Tendencias de Investigação, na Universidade de Salamanca; Membro da Unidade de Investigação iACT. Docente na ESECS - Instituto Politécnico de Leiria.
 
 Sara Carvalho


Sara Carvalho (Portugal/Galiza)

Universidade de Santiago de Compostela e Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra e Universidade Aberta). Sara Carvalho é doutora em Educação Ambiental na Universidade de Santiago de Compostela, sendo bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É Mestre em Estudos da Criança – Saúde e Promoção do Meio Ambiente. Pertence ao grupo de investigação do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e Universidade Aberta. As principais áreas de investigação são os equipamentos para a educação ambiental, a participação social e sentido de pertença de lugar.

Josias Umbelina

Josias de Brito Umbelina dos Prazeres (São Tomé e Príncipe)


Nasceu na ilha do Príncipe- Cidade de Santo António
Licenciou-se em Educação Superior- Especialidade de Geografia, no Instituto Superior Pedagógico de Pinar del Río, República de Cuba (1990- 1995)
Entre os anos (1987-1990) - professor eventual de Português. De 1995 até a data presente - professor de Geografia e Integração Social no Ensino Secundário e Coordenador do departamento do Curso Nocturno e Chefe dos Recursos humanos na ENAPORT- Empresa Nacional de Administração dos Portos, na ilha do Príncipe. Paralelamente a essas actividades é membro do Comité Nacional para a Iniciativa Para a Transparência nas Indústrias Extractivas.

  

4 - Mesas Redondas

Carla Ferreira Carla Sofia Ferreira (Portugal)
 
Licenciada em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; Mestre em Educação Especial. Professora no Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Tem experiência de trabalho em ONG, como o ICE – Instituto da Comunidades Educativas, na conceção e gestão de projectos e como formadora de professores. Actualmente é vice coordenadora do núcleo da ASPEA em Viseu.
 
FranciscConceição

Francisco Afonso Vaz da Conceição (São Tomé e Príncipe)

Francisco Afonso Vaz da Conceição, licenciado em Língua e Literatura Francesa e Pós-graduação: Especialização em Educação. Como quadro do Ministério da Educação e Cultura, leccionou os vários níveis de ensino, presentemente, é Director do Centro de Formação da Ilha do Príncipe. Participou nas comissões de trabalhos ligados ao Património Mundial da Biosfera da Ilha do Príncipe. É membro da Comissão Nacional do Património Cultural Imaterial de S. Tomé e Príncipe.

 

5 - Minicursos

   
Paulo Mafra reduzida
Paulo Mafra (Portugal)
 
Licenciado em Biologia e Geologia; Mestre em Promoção/Educação para a Saúde e Doutor em Estudos da Criança. Professor Adjunto do departamento de ciências da natureza da Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB). Tem orientado trabalhos de licenciatura e mestrado nas áreas de Educação Ambiental; Educação para a Saúde e formação de professores. Foi diretor do curso de Educação Ambiental na ESEB entre 2007 e 2015. Integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desde 2010 coopera com a Universidade de São Tomé e Príncipe na lecionação e orientação de trabalhos de investigação nos mestrados em Educação Ambiental e Ensino das Ciências.
 Carla Gomes
 
Carla Gomes (Portugal)
 
Aspea
Carla de la Cerda Gomes é apaixonada pelo Oceano e dedica-se, desde 1997, à Educação Marinha em Portugal. É bióloga e educadora marinha, comunicadora de ciência, facilitadora, formadora, contadora de histórias e professora de natação para bebés. Em Portugal trabalhou como coordenadora pedagógica em Centros de Ciência e em vários projetos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. É autora de materiais pedagógicos e tem também formação na área do Desenvolvimento Infantil e da Filosofia para Crianças. Atualmente faz parte da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e de forma independente desenvolve o seu método pedagógico Oceans-on®.

 

6 - Oficinas

 Mónica Arto Blanco

Mónica Arto-Blanco (Galiza)

Universidade de Santiago de Compostela
Licenciada em Humanidades e cursou o Programa de Doutoramento Interuniversitario de Educação Ambiental ofertado pela Universidade de Santiago de Compostela. Na atualidade continua a compatibilizar na USC os estudos de doutoramento em fase de tese sobre as representações sociais do cambio climático no alumnado universitario com trabalho como investigadora.

 

DAvid Silva
David Ramos Silva (Portugal)
 
Doutorado, Mestre e Licenciado em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (Portugal). Membro de equipas de Investigação & Desenvolvimento em engenharia do ambiente, educação ambiental e sociologia do ambiente. Formador e consultor na área da educação ambiental, economia verde e engenharia do ambiente. Membro da Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Membro de Comissões Organizadoras e Científicas de diversos eventos. Orador e moderador em conferências, seminários, congressos, jornadas e debates. Autor de artigos publicados em jornais, livros de actas, newsletters, revistas nacionais e internacionais.
 Dulce Ferreira
Dulce Ferreira (Portugal)
 
Licenciada em Ensino de Física e Química e especializada em Educação Especial, desenvolveu investigação na área da educação científica para todos, em particular no âmbito do mestrado e do doutoramento, incidindo especialmente na articulação entre ambientes de aprendizagem formais e não-formais. Tem desenvolvido diversos projetos de educação científica e ambiental para diferentes públicos, nomeadamente em articulação com a arte, destacando-se a participação na produção e interpretação de teatro.
 
 Bela Dutra

Bela Dutra (Portugal)

Aspea
Bela Dutra, licenciada em Engenharia e Gestão do Ambiente, pela Universidade dos Açores. Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação pela Universidade Aberta. Ao nível cultural frequentou três anos o curso de canto (livre) pelo Conservatório Regional da Horta, na vertente clássica. Atualmente, frequenta o ensino artístico, pela Escola Básica e Integrada da Horta. Desde 2009 é membro soprano e solista do Grupo Coral da Horta.

EstrelaMatilde

 

Estrela Matilde (São Tomé e Príncipe)

Formada em Biologia pela Universidade de Évora e com um mestrado em Biologia da Conservação, trabalhou sobretudo em projetos de Conservação da Natureza com uma forte componente de Educação Ambiental. Desde Janeiro de 2013 que vive e trabalha na Ilha do Príncipe, onde não só se apaixonou irreversivelmente pela Ilha como tem crescido imensuravelmente a nível pessoal e profissional. É no seio da Reserva da Biosfera e do grupo HBD/Fundação Príncipe Trust, que tem desenvolvido projetos que visam o Desenvolvimento sustentável da Região e o equilíbrio entre o homem e a Natureza.

 

 

 

 

 

 

7 - Visitas a iniciativas e Projetos Locais

EsterCostaAlegre

Ester Costa Alegre (São Tomé e Príncipe)

Ester de Jesus Guedes Costa Alegre nasceu em STP em 1981. Licenciou-se em Sociologia em 2004, na Faculdade e Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. Em 2008, ISCTE-IUL e sob a orientação do Prof. Dr. Gerhard Seibert e coorientação do Prof. Dr. José Manuel Sobral, prestou as provas de Mestrado em Ciências Empresariais. Em 2009 fez o Estágio Profissional em Sociologia na ASSACM. Reside na ilha do Príncipe desde 2012 aonde tem trabalhado como Socióloga na Empresa HBD-TI no âmbito da sua responsabilização Social, sendo actualmente Coordenadora de Projectos Sociais na Fundação Príncipe Trust.

JoanaLatas

 

Joana Latas (São Tomé e Príncipe) 

Joana Latas é licenciada em Matemática e Ciências da Computação na Universidade de Évora e mestre em Ciências da Educação na mesma Universidade com investigação realizada no domínio da Etnomatemática. Tem experiência profissional ao nível do ensino da Matemática no Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Educação Matemática no Ensino Superior, em São Tomé e Príncipe, desde 2012. Desde 2013 tem coordenado diversas iniciativas integradas nos Anos Internacionais declarados pela UNESCO, com especial ênfase no âmbito da Astronomia.

 

MArcelos dos Santos

Marcelo Santos (São Tomé e Príncipe)

Licenciado em Gestão do Turismo e Pós graduado em Quadro de Mando Integral e Gestão Ambiental, pela Universidade de Matanzas (Cuba).
Especializou-se em Técnicas de Vendas Comerciais; Inspeção e Fiscalização, (pela escola de Budo Budo (São Tomé); e ASAE ( Autoridade de Segurança Alimentar e Economica), em Portugal. É Director Regional de Investimentos, Turismo, Comércio, Industria e Prestação de Serviços. Acumula funções como delegado da DRCAE (Delegação de Regulação e Controlo de Actividades Economicas) e é membro da CNC e da CPN .

 

 

PedroAndreza

Pedro Andreza Dos Reis (São Tomé e Príncipe)

Nasceu em 1980. Natural de Conceição Príncipe, Região Autónoma do Príncipe.
Tem sétimo ano de escolaridade. É técnico agro-pecuário e responsável da Cooperativa de transformação de Farinha Mandioca e representante da Comunidade de Terreiro Velho.

paulino

Paulino da Silva Ribeiro (São Tomé e Príncipe)

Nasceu em 1976. É natural de Conceição Príncipe, região Autónoma do Príncipe. Tem nono ano de escolaridade. É técnico gestor do GIME (Federação Regional de Manutenção das Estradas) e representante da comunidade de Abade.

 

RitaAlves

 

Rita Alves (São Tomé e Príncipe)

Licenciou-se em Antropologia Social e Cultural na Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade de Coimbra. Em 2011 viaja e entra pela primeira vez em contacto directo com a cultura de São Tomé e Príncipe. Em 2012, muda para a ilha do Príncipe onde trabalha como assistente de Património para HBD, empresa de investimentos turísticos com uma forte vertente no desenvolvimento social. Em 2016, com a formalização da Fundação Príncipe Trust/ HBD área social, desenvolve projectos de envolvimento comunitário directamente associados à salvaguarda, valorização e promoção do Património. De entre estes projectos é de menção o projecto Léve-léve, um grupo de senhoras que visam encontrar meios alternativos de subsistência com os recursos existentes na ilha.

 

Helder Belmiro

Hélder Belmiro

Nasceu em 22 de Setembro de 1975.
É Assistente Administrativo Local da empresa Africas Éden STP, desde 2012 (Roca Belo Monte Hotel).

 

 

 

joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla

Boletim Informativo

Agenda

December 2017
S M T W T F S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6