patrocinios

Áreas de Trabalho

Para tentar responder a todas estas questões, o VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, organiza-se em torno de 8 áreas de trabalho.

1. Animação Sociocultural

2. Comunicações Orais

3. Apresentação de Poster

4. Apresentação de Livros e Revistas

5. Minicursos

6. Oficinas

 7. Visitas a Comunidades e Projetos Locais

As normas para apresentação de propostas encontram-se na secção:

COMO PARTICIPAR  »ORIENTAÇÕES PRÁTICAS»

1 - Animação Sociocultural

A animação cultural será integrada em espaços da cidade de Maputo ou das comunidades a serem visitadas, visando oferecer, enquanto instrumento educativo e recreativo, inúmeras vias de admissão ao universo da cultura e do conhecimento, através de manifestações expressivas ou performativas. Este instrumento de natureza pedagógica poderá trazer propostas que conduzem à ampliação da consciência ecológica, dos direitos humanos com vista a despertar para a solidariedade humana e respeito pela natureza. As propostas de animação sociocultural conduzem necessariamente à aceitação das diferenças e ao despertar do potencial criativo humano, que instaura o prazer e também a postura crítica. Os participantes podem, desta forma, apresentar propostas de performances artísticas que serão integradas no programa cultural.

2 - Comunicações Orais

Consiste numa apresentação oral de 15 minutos, onde são destacados os principais temas de investigação ou de projetos. As comunicações serão agrupadas por eixos temáticos em sessões de 90 minutos, com um período interativo entre os participantes após as apresentações.

A apresentação oral deve ser clara, sucinta e objetiva, com os resultados completos ou parciais de uma investigação, projeto ou trabalho pedagógico em curso. O conteúdo de cada comunicação oral deverá estar incluído num dos eixos temáticos do congresso. 

3 - Apresentação de Poster

A apresentação de Poster é uma apresentação oral com suporte gráfico realçando os temas principais de investigações ou de projetos educativos ou trabalhos pedagógicos em curso. Os pósteres serão agrupados por temas e subtemas, de acordo com os eixos temáticos e serão expostos em plenário que permitirão aos respetivos autores apresentar os seus trabalhos e interagir com outros participantes no congresso.

4 - Apresentação de Livros e Revistas

 A apresentação de Livros e Revistas contará com a presença dos autores que terão 20 minutos para apresentar as suas edições. Este espaço proporcionará ainda a venda de alguns exemplares das obras apresentadas. O objetivo é também estreitar os laços entre autores e participantes no congresso.  

5 - Minicursos

Um minicurso é um curso compacto, que pode ser ministrado através de diversas metodologias. O seu objetivo é dar ao formando a estrutura básica ou a introdução para técnicas e/ou conhecimentos que este pode dar continuidade posteriormente. Sugerimos propostas de minicursos com dinâmicas de grupo que possam favorecer a continuidade em trabalhos futuros no espaço lusófono. Poderá ser orientado como um momento dinâmico destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades que implicam uma produção coletiva. A Comissão organizadora do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidade de Língua Portuguesa e Galiza identificou as necessidades de formação nas diversas áreas de Educação Ambiental através de um questionário que foi lançado à comunidade da CPLP, para ter como referência na avaliação das propostas dos minicursos e estimular os congressistas a apresentarem sugestões nessas áreas consideradas prioritárias.

6 - Oficinas

As sessões das oficinas, de 120 minutos, são organizadas por um ou dois facilitadores responsáveis do conteúdo e da dinâmica da atividade. Convidar-se-á os participantes a explorar um tema, contribuir para a construção de um projeto coletivo, experimentar uma estratégia pedagógica, ou levar a cabo outras tarefas coletivas com recursos a técnicas e linguagens variadas. Apresentar-se-á um breve resumo do tema e os objetivos, depois do qual, a maior parte da oficina se dedicará à discussão interativa para permitir aos participantes trazerem as suas contribuições para a mesa ou a construção de um produto coletivamente. A flexibilidade das oficinas permite novas propostas e trocas dialógicas entre mundos artísticos (pintura, poesia, teatro, dança, artesanato), e o mundo científico direcionado para a pesquisa com metodologias alternativas, entre outras articulações possíveis.

7 - Visitas a Comunidades e Projetos Locais

Uma visita a comunidades e projetos locais é um momento ímpar de conhecimento e aprofundamento das realidades locais. Os intervenientes convivem com ambientes invulgares, experimentam novas situações, desenvolvem sensibilidades, promovem diálogos enriquecedores. Surgem oportunidades para que todos se conheçam melhor, assim como, também, proporcionam o contato com pessoas da ilha, profissionais experientes nas áreas da gestão de parques naturais, serviços educativos, entre outros. São também contempladas as experiências de contato com a natureza no âmbito da educação ambiental. As visitas a comunidades e projetos locais decorrerão nas ilhas de São Vicente e Santo Antão e poderão ser dinamizadas por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. São privilegiadas equipas multidisciplinares na dinamização das visitas a comunidades e projetos locais pelo que a organização aceita propostas de formação dessas equipas.