sábado, 21 de outubro de 2017

Historico

 
Rede Lusófona de Educação Ambiental  - REDELUSO - celebra 10 anos em 2015.
 
A construção de identidades ancoradas nos territórios onde a língua portuguesa se enriquece com diversos sotaques e dialetos, foi proporcionada num primeiro encontro presencial em Joinville, durante o VI Congresso Ibero-americano de Educação ambiental. Ali se constatou a necessidade da articulação permanente da lusofonia, dando asas, em 2007, ao 1º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países de Língua Portuguesa e Galiza, em Santiago de Compostela. Aproximadamente 250 participantes, dos oito países de língua portuguesa e Galiza, analisaram o estado da arte da educação ambiental, realizando-se diversas conferências, painéis e mesas-redondas que abrilhantaram o evento e revelaram o entrelace de diversas bases teóricas.
 
banner I lusófono

 

O Brasil promoveu, em 2013, o 2º Congresso Lusófono de Educação Ambiental dos países de língua portuguesa e Galiza, em Cuiabá, Mato Grosso. Recuperou-se o estado da arte novamente nos espaços da rede lusófona, além de algumas regiões e comunidades que mantêm vinculo com a lusofonia, como é o caso da Galiza. Procurou-se um fio condutor na (des)colonialidade, que percorreu o debate de 3 dias de  evento, fazendo emergir os sentimentos de pertença, o fortalecimento da educação ambiental e os itinerários de um sonho lusófono, fortalecendo a Comunidade dos Países, regiões e comunidades falantes da Língua Portuguesa.  Iniciou-se um amplo debate sobre um vasto programa de educação ambiental lusófono, que deverá ser construído agora durante 3º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e das Comunidades de Língua Portuguesa a decorrer na Torreira, Murtosa (Aveiro), Portugal entre 8 e 11 de julho de 2015.

logo II lusófono

 

Sejam muito bem vindos ao III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

A comissão organizadora e todas as pessoas que participam na coordenação dos diferentes grupos de trabalho estão a trabalhar para que este espaço possa proporcionar uma multiplicidade de olhares que cruzam com o campo da Educação Ambiental dos países, regiões e comunidades falantes da língua portuguesa, além de fomentar o amplo debate no fórum promovido pela Rede Lusófona sobre o tema “Educação Ambiental e Participação Social: travessias e encontros para os bens comuns”,  contribuindo para o fortalecimento da REDELUSO e da própria Educação Ambiental.
 
Mail
joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla

Boletim Informativo

Agenda

October 2017
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4