quarta, 24 de maio de 2017

Orientações Práticas

[Em atualização] 
 
Normas para o envio de resumos
 
Os resumos para Comunicações Orais e '5 minutos a comunicar' deverão estar de acordo com as seguintes regras:
• Resumo até 500 palavras;
• Palavras Chave (máximo 5 palavras).
• As línguas oficiais do congresso são o Português e o Galego pelo que todos os resumos deverão ser submetidos numa destas línguas. 
• Não serão aceites resumos com tabelas ou figuras;
• Cada resumo deverá ser submetido individualmente;
• As propostas de resumo só serão avaliadas se forem escritas de acordo com as normas referidas. Para a avaliação dos resumos serão tidos em conta os seguintes critérios: Enquadramento num dos eixos temáticos; relevância e oportunidade do trabalho de investigação ou projeto; contextualização; identificação do problema e/ou objetivos claros; metodologia; apresenta proposta de discussão e reflexão; coerência entre eixo temático/problema/objetivos/metodologia; comunicação clara e de interesse no contexto dos países lusófonos e galiza.
 
Preencha o seu Formulário de Submissão de Resumo On-line.
A confirmação da submissão do seu Resumo é feita para o seu e-mail em 48 horas. Por favor, verifique a sua caixa de spam, caso não receba a confirmação em 48 horas, ou entre em contacto com a comissão organizadora através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 
Veja aqui a forma de participar com o seu trabalho e submeta o seu resumo em FORMULÁRIOS! Pode também assistir ao Congresso sem apresentar um trabalho.
 
 
Artigos completos das comunicações orais para publicação
 
Normas Para Envio de Artigo Completo (WORD)
 

Documento com as normas para envio de artigos completos referentes às comunicações orais (em vigor para Congresso de 2017). A comissão científica reserva-se ao direito de solicitar correções e modificações. Todas as sugestões da comissão cientifica deverão ser tidas em conta para que o respetivo artigo seja publicado.

Data prevista para revisão dos artigos por parte da comissão científica: 

Data prevista para correções: 

Confirmação dos artigos aprovados: 

 

 

Publicações de artigos

Cada autor presente no congresso com comunicação oral só poderá apresentar artigos completos de duas comunicações orais.

Os autores que não estejam presentes no congresso e efetuem o pagamento da taxa de inscrição poderão apresentar artigo completo de um trabalho aprovado para publicação.

 
 
COMUNICAÇÃO ORAL
 
Quais as normas que devo seguir para a elaboração da minha comunicação oral?
A comunicação oral deverá ser estruturada para ter a duração de 10 minutos + 3 minutos para respostas a 3 questões levantadas. A estrutura da comunicação oral neste congresso é livre. Caso pretenda usar diapositivos, só poderá apresentar 10 diapositivos no máximo. 
 
Como devo preparar a apresentação da comunicação oral durante o congresso?
A apresentação deverá ser entregue desde a chegada até 30 minutos antes do início da sua apresentação. Caso tenha de efectuar ligação à internet ou passar vídeos, teste antecipadamente a sua comunicação no computador do congresso, na qual a mesma será apresentada.
 
Recursos disponibilizados pelo congresso: projetor de vídeo, computador e ligação à internet. 
 
 
OFICINA
 
Quais as normas que devo seguir para a elaboração da minha oficina?
Os facilitadores são os proponentes (autores) da oficina. Um a dois facilitadores por oficina. A oficina deverá ser estruturada para ter no máximo 25 participantes e ter a duração de 90 minutos. Todos os recursos pedagógicos usados na oficina são da responsabilidade dos respetivos facilitadores.
 
Sugestões: A oficina deverá previligiar momentos de partilha e de prática em comunidade, pelo que deverão ser usados materiais e a formação de grupos que possibilitem esta construção do conhecimento. 
 
Como devo preparar a oficina durante o congresso?
Os facilitadores deverão preparar o espaço da respetiva oficina 15 minutos antes da hora marcada para esta começar.
 
Recursos disponibilizados pelo congresso: espaço sala; 28 cadeiras; 4 mesas de trabalho 100Cmx80Cm; ponto de electricidade. Caso seja necessário, outro material audiovisual específico, solicitar à comissão organizadora com 30 dias de antecedência. 
 
 
MESA REDONDA
 
Quais a normas que devo seguir para a elaboração da minha mesa redonda?
Os facilitadores são os proponentes (autores) da mesa redonda. Um a dois facilitadores por mesa. A mesa redonda deverá ser estruturada para ter 10-12 participantes, incluindo os facilitadores e tem a duração de 45 minutos, estando previstas duas sessões contínuas. Todos os recursos pedagógicos usados na mesa redonda são da responsabilidade dos respetivos facilitadores.
 
Sugestões: Os facilitadores poderão levar imagens, documentos de trabalho, objetos para facilitar o diálogo. 
 
Como devo preparar a mesa redonda durante o congresso?
Os facilitadores deverão estar na respetiva mesa redonda 5 minutos antes da hora marcada para esta começar.
 
Recursos disponibilizados pelo congresso: mesa redonda, 10-12 cadeiras, identificação da mesa. 
 
 
MINICURSO
 
Quais a normas que devo seguir para a elaboração do meu minicurso?
Os formadores são os proponentes (autores) do minicurso. Um a dois instrutores por minicurso. O minicurso deverá ser estruturado para ter 25 participantes e ter uma duração de 120 minutos. Todos os recursos pedagógicos usados no minicurso são da responsabilidade dos respetivos formadores.
 
Sugestões: Os formadores podem previligiar a utilização de métodos demonstrativos ou ativos.
 
Como devo preparar o minicurso durante o congresso?
Os instrutores deverão preparar o espaço do respetivo minicurso 15 minutos antes da hora marcada para este começar.
 
Recursos disponibilizados pelo congresso: espaço sala; 28 cadeiras; 4 mesas de trabalho 100cmx80cm; ponto de electricidade. Caso seja necessário, outro material audiovisual específico, solicitar à Comissão Organizadora com 30 dias de antecedência. 
 
 
VISITA DE ESTUDO
 
Quais a normas que devo seguir para a elaboração da minha visita de estudo?
Definir o tipo de actividade: passeio pedestre; provas de orientação; recolha de contos e histórias regionais; descrição da paisagem; análise das interacções fauna e flora; observação dos níveis de poluição do ar, solo ou água; entre outros.
Preparação da visita – aspectos a ter em consideração no local a visitar: não perturbação dos ecossistemas; a não deteorização do meio; as acessibilidades; pesquisa prévia sobre o local a visitar; construção de um guião, pondo em destaque o mais relevante de acordo com os objectivos da visita.
Do guião devem constar os seguintes elementos: itinerário; horário; tarefas a realizar; informação relevante sobre os locais a visitar; regras a cumprir; material necessário. 
 
Sugestões:
O guião deve: ser distribuído por todos os participantes; conter uma linguagem clara; imagens ou mapas devidamente legendados na realização do percurso. Adequar a extensão do percurso à natureza dos participantes e do evento. Ter em atenção as condições específicas do local ou percurso onde se realiza a visita de estudo.
 
 
 
 
 
joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla

Boletim Informativo

Agenda

May 2017
S M T W T F S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3