
Comissão divulga lista final de trabalhos aprovados no congresso
Relação inclui apenas trabalhos com submissão aprovada e pelo menos um autor inscrito até 31 de março; programação com horários e salas será divulgada nos próximos dias
A Comissão de Documentação do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa divulgou a lista final de trabalhos aprovados e aptos para apresentação durante o evento, que acontece de 21 a 25 de julho de 2025, em Manaus (AM).
A lista reúne apenas os trabalhos que atenderam a três critérios essenciais: ter sido aprovado na avaliação científica, contar com pelo menos um autor regularmente inscrito no congresso até o dia 31 de março e a autoria ter preenchido o formulário contendo dados específicos do minicurso ou oficina. Os autores receberam anteriormente a Carta de Aceite por e-mail, mas a publicação da lista visa consolidar as informações e facilitar o acompanhamento por parte dos participantes.
A organização reforça que a programação detalhada com dias, horários e ensalamento das apresentações será divulgada nos próximos dias no site oficial.
Participantes que não encontrarem seu trabalho na lista, mas tenham cumprido os critérios de aprovação e inscrição, devem enviar um e-mail para ealusofono2025@ealusofono.org, com os seguintes documentos anexados:
- Carta de Aceite
- Comprovante de Inscrição
- Formulário contendo dados específicos de minicursos e oficinas
O documento pode ser acessado aqui.
Sobre o congresso
O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa será realizado em Manaus, de 21 a 25 de julho de 2025, com o tema Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver.
O evento reunirá cerca de 1,2 mil congressistas de 10 países e conta com a participação de nomes como a ministra Marina Silva (na abertura) e o pesquisador Carlos Taibo (no encerramento), além de representantes de comunidades tradicionais, instituições acadêmicas e órgãos públicos. A programação preliminar pode ser acessada aqui.
O congresso é organizado pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, com o apoio de diversas instituições nacionais e internacionais.