
Congresso internacional seleciona 300 estudantes para monitoria
Estudantes de graduação e pós-graduação terão acesso livre ao congresso, certificação e oportunidade de formação prática em organização de eventos científicos
A Comissão Organizadora do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa abriu processo seletivo para 300 vagas de monitoria voluntária. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25, por meio de formulário eletrônico. O evento será realizado de 21 a 25 de julho, em Manaus (AM), mas haverá atividades que necessitam de monitores também no pré-congresso, a partir do dia 20 de julho (domingo).
As vagas estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados e estão distribuídas em várias comissões de trabalho. A Comissão de Visitas às Comunidades, por exemplo, tem a maior demanda de monitoria, com 120 vagas. Haverá ainda a seleção de mais 60 participantes para o acompanhamento de oficinas, minicursos, sessões de audiovisual e sessão de lançamentos de livros. As demais vagas podem ser consultadas diretamente no edital.
A seleção como monitor garante isenção na inscrição como ouvinte, além de certificação com carga horária, camiseta oficial, alimentação nos dias de atuação e uma experiência enriquecedora de vivência na organização de um evento internacional.
Atividades
Os monitores atuarão em espaços como o Centro de Convenções Vasco Vasques e a Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, com turnos variados entre manhã, tarde e noite.
Para participar, os candidatos devem estar matriculados em cursos reconhecidos pelo MEC, ter disponibilidade de pelo menos um turno diário e preencher um campo de motivação no formulário de inscrição, justificando o interesse e experiências anteriores.
Estudantes de instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além de pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou de povos tradicionais terão prioridade em caso de empate.
Resultado
O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de junho, e os candidatos aprovados participarão de um Curso Preparatório presencial, entre os dias 19 e 20 de julho. A ausência nesse curso resultará na desclassificação automática do monitor selecionado.
One Comment
Comments are closed.
[…] da possibilidade de isenção de 300 estudantes de graduação e pós-graduação selecionados para o trabalho de monito…, outros grupos podem ter acesso à isenção da taxa de inscrição. Pessoas de comunidades […]