A página está carregando... :)

Cancelar carregamento :(

“Estamos descobrindo que nosso maior ativo é uma natureza preservada”, diz Marina Silva em congresso internacional de educação ambiental

23 julho, 2025 Camila Carvalho Comments Off

Ministra ressaltou importância da educação ambiental para mudança de atitude e de comportamento para preservação da sociobiodiversidade

A ministra do Meio Ambiente  e da Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, afirmou, na tarde desta segunda-feira (21), que a educação ambiental é um dos caminhos para a preservação da sociobiodiversidade no planeta. 

“Estamos descobrindo que nosso maior ativo é uma natureza preservada, um clima equilibrado, recursos hídricos em plenas condições para fornecer água e geração de energia. É isso que estamos aprendendo agora a duras penas”, disse a ministra, durante coletiva de imprensa na abertura do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, considerado o maior evento da lusofonia voltado à temática socioambiental. 

“A educação é trabalhada assim, repassando experiências, conhecimentos, ajudando as boas práticas e tecnologia – tanto o saber moderno quanto o conhecimento que vem dos povos originários, dos agricultores que manejam esses recursos a séculos. Isso tudo é educação ambiental, mas é também mudança de atitude, de comportamento”, disse.

A ministra ressaltou a importância do Congresso, que abre espaços de articulação política e pedagógica da educação ambiental nos territórios de língua portuguesa, e disse que há muito o que aprender com os países participantes do evento. 

“São países que estão passando por processos de reconstrução econômica, social, política, ambiental e cultural. A humanidade caminha na direção de um abismo ou pode ser um grande aprendizado para um novo renascimento. Um novo renascimento que nos coloque em paz, sobretudo com a natureza que é a base da nossa existência”, disse Marina Silva. 

A ministra do Meio Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho, também afirmou que o Congresso serve para troca de experiências comuns em busca de soluções para problemas similares enfrentados pelos países. 

“Quando temos um problema, geralmente temos solução A, B e C. Se não der a solução A, vamos para a B ou a C. Mas para o planeta não temos todos esses planos. Nós temos um só planeta. Se nós não fizermos o que temos que fazer para melhorar esse planeta, não o teremos mais. Não é só a língua que nos une. Nós temos problemas similares: queimadas, estradas, construção de edifícios, desmatamento, perda da biodiversidade. Mas, estamos trabalhando unidos”, afirmou a ministra da Angola ao ressaltar a importância das discussões ao longo do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

O evento é organizado pela RedeLuso, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Ministério da Educação, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas e Fundação Matias Machline.

Programação

Integrado à agenda preparatória da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), o congresso tem como tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”

A programação conta com painéis temáticos, oficinas, minicursos, conferências, sessões de apresentação de trabalhos científicos, pôsteres e materiais audiovisuais, visitas a comunidades locais, além do lançamento de livros e atividades culturais que valorizam a sociobiodiversidade amazônica. 

Toda a programação está articulada em cinco temáticos eixos que irão compor a Carta de Manaus, documento político-pedagógico que será construído durante o congresso. Os eixos abordam desde os compromissos internacionais com as políticas públicas de educação ambiental até o papel das comunidades tradicionais e da justiça climática global e local. 

As atividades do Congresso seguem até sexta-feira (25) com a presença de 1,6 mil pessoas inscritas.

Camila Carvalho, assessoria de imprensa do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Assessoria de Imprensa

📍 Sala de imprensa no local do evento (C106)
📞 Hendryo André | 41 99700-7652
📧 hendryoandre@gmail.com
📸 Materiais de apoio: https://bit.ly/4nCBPXs
📎 Kit de identidade visual: https://bit.ly/3GfbsWR
🌐 https://www.ealusofono.org