
Imersões comunitárias abrem inscrições com 40 opções de vivência durante congresso
Atividades ocorrem no dia 24 de julho e integram a programação oficial do evento; prazo para inscrição termina em 8 de julho
Estão abertas as inscrições para as atividades de convivência e aprendizagem com as comunidades locais, que serão realizadas no dia 24 de julho, como parte da programação do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. São 40 opções de visitas que combinam educação ambiental, diálogo intercultural, sociobiodiversidade e experiências formativas com base territorial.
As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de julho, exclusivamente pela Plataforma Even3, na aba Área do Participante. Algumas atividades são gratuitas e outras possuem taxa de participação. As visitas que não atingirem o número mínimo de inscritos serão canceladas, e os participantes poderão optar por outra atividade até o dia 15 de julho. Os horários variam entre manhã, tarde ou período integral.
As vivências permitirão aos congressistas o contato direto com comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, urbanas e rurais, organizações da sociedade civil, coletivos culturais e experiências educativas de campo.
Destaques da programação
Entre as 40 opções ofertadas, algumas das experiências gratuitas de destaque incluem:
- Aldeia Indígena Kambeba
Visita com ritual indígena, pintura corporal, trilha, banho de rio, visita a escolas da comunidade e ao Núcleo de Conservação Assimana. Inclui culinária regional e artesanato. - Complexo Maroaga
Trilhas ecológicas guiadas por cavernas e grutas, com foco na biodiversidade local e na preservação dos ecossistemas da região de Presidente Figueiredo. - Escola Estadual Marechal Hermes
Exposição de projetos de educação ambiental e sarau temático com degustação de PANCs como geleia e suco de cubiu, e salada regional. - ONG Mata Viva
Trilha ecológica até o igarapé Água Branca e roda de conversa com foco em práticas comunitárias de preservação ambiental. - Pousada Yara Encanto da Floresta (Bela Vista do Igarapé do Jaraqui)
Vivência com trilha na floresta, visita à comunidade e apresentação de atividades econômicas sustentáveis locais. - Projeto Sauim-de-Coleira (Trilha da UFAM)
Visita ao projeto de conservação do primata Sauim-de-Coleira e trilha interpretativa no maior fragmento florestal urbano de Manaus. - Terreiro de Umbanda Filhos do Sagrado
Imersão em saberes afro-brasileiros com explanação sobre a Umbanda, práticas rituais, ancestralidade, orixás e espiritualidade ligada à natureza.
A lista completa das atividades pode ser acessada na Programação Oficial. E as inscrições podem ser realizadas na área do participante, na Plataforma Even3.
Congresso
O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa será realizado em Manaus, de 21 a 25 de julho de 2025, na Fundação Matias Machline, com o tema Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver.
O evento reunirá 1,6 mil congressistas de 10 países e contará com a presença de nomes como a ministra Marina Silva (na abertura) e o pesquisador Carlos Taibo (no encerramento), além de representantes de comunidades tradicionais, instituições acadêmicas e órgãos públicos.
A iniciativa é organizada pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Ministério da Educação, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Manaus (Sema).
O evento tem apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (Ceapp), Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Lixo Zero Brasil, Itaipu Binacional, República Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Fundação Matias Macline, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).